segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Backup de seus arquivos!!!

Já estava para escrever sobre esse assunto faz algum tempo e hoje, depois de assistir a uma apresentação em que o tema foi mencionado, decidi investir um tempo... você faz backup dos seus dados pessoais? Tem copias de suas fotos digitais, de seus filmes, das suas músicas, enfim, dos seus preciosos arquivos...? Discos apresentam problemas. Por mais que a indústria tenha melhorado as taxas de confiabilidade destes dispositivos, um dia eles podem sim apresentar um problema e você pode perder todos seus dados.


Claro, você tem backup. Backup em CDs, em DVDs ou em Discos externos. Discos enormes, de 1 Terabyte ou mais, onde você pode colocar todos seus arquivos. Isso resolve sua vida, não? Ok... e com que frequência você atualiza esse "backup"? O processo de backup não se limita ao primeiro lote. É preciso atualizar o backup periodicamente, da mesma forma que você , eventualmente, modifica seus arquivos.

Se você faz isso periodicamente, seguindo uma metodologia que pode até mesmo ser simples, ótimo. Se segue a metodologia de um dos inúmeros softwares que vem junto com esses discos externos, excelente. O problema é que muitas pessoas não fazem isso. Apostaria que a maioria se enquadra nesta categoria.

Para estas pessoas já existem alternativas bem interessantes e de baixo custo. Uma das mais populares chama-se Mozy (www.mozy.com). Para usuários domésticos eles disponibilizam sem custos um espaço de até 2 GigaBytes. É um bom espaço para armazenar aquivos texto e apresentações, por exemplo, mas não é praticamente nada se você tem um bom número de fotos e filmes digitais que podem ocupar facilmente mais de 100 GBs (no meu caso já são 130). Caso você precise de mais espaço, ainda se classificando como usuário doméstico, pode pagar menos de 5 dólares por mês e ter espaço ilimitado.

O mais interessante é que ela é mais uma representante de toda uma nova linha de soluções baseadas em Web 2.0... seus dados são guardados em um local qualquer que você nem conhece, na Web, na grande "nuvem".

Cuidado, se você não tem backup, busque uma alternativa. E lembre-se sempre "quem tem uma cópia não tem nenhuma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário