quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mala Direta (includepicture) word

Resolvi postar sobre como inserir imagens no word através de uma mala direta, pois encontrei pouca informação na internet e a maioria delas não resolvel o meu problema.

Segue abaixo:

1. Abra o excel e digite uma lista tipo:
nome da coluna "foto" e abaixo os dados em cada linha tipo a.jpg que na verdade deve ser o nome das imagens que você quer inserir.

2. Em seguida salve o arquivo e feche, apos isto, abra o word, e siga os procedimentos para criar uma nova mala direta.

3. Após vincular o arquivo do excel, no word pressione a tecla ctrl + f9, isso fara com que abra dois cochetes para que você possa digitar os comandos.

4. Entre os {} digite {Include Picture "c:\\fotos\\"} (considero que as imagens estão na pasta fotos em "c").
Obs.: é necessário a utilização de duas barras invertidas para cada diretório.

5. apos isso insira o campo que contém o nome do arquivo e clique em mesclar, depois disso ficará assim {IncludePicture "c:\\fotos\\{MERGEFIELD "foto"}"}

6. No arquivo mesclado pressionte ctrl + t, para selecionar todo documento, em seguida pressione a tecla F9, pronto ele irá mostrar as imagens.

Qualquer dúvida, envie e-mail para rogerio9999@gmail.com que irei tentar ajudar.

13 comentários:

  1. Funcionou beleza...
    Agora posso pedir um aumento de salário pro meu chefe..
    Christian Eiras

    ResponderExcluir
  2. O comando é tudo junto e não separado.

    Exemplo Dado:

    {Include Picture "c:\\fotos\\{MERGEFIELD "foto"}"}

    Exemplo Correto:

    {IncludePicture "c:\\fotos\\{MERGEFIELD "foto"}"}

    ResponderExcluir
  3. Também estou tentando no word 2010 e a techa F9 não carrega as imagens. Poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Funcionou, Valeu !!!! So não consegui que as fotos fossem atualizadas automaticamente, mas clicando em F9 atualiza cada uma e imprime perfeitamente.. Obrigado, Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou deixando meu comentário, pois acredito que possa ainda ajudar muita gente com o mesmo problema. Eu também precisava que as imagens se atualizassem automaticamente na mala direta (pois é isso que a mala direta faz, automatiza), e depois de muito procurar, acabei encontrando a solução, veja como é simples:

      - Basta incluir também a função "IF TRUE" e o comando "\d", dessa forma as imagens serão trocadas de forma dinâmica, conforme caminho especificado na planilha de dados.

      EXEMPLO:

      {IncludePicture {IF TRUE "c:\\fotos\\{MERGEFIELD foto}"} /d}

      Espero que ajude! Abrs!!

      Excluir
  5. nao deu certo o meu ... estou usando o office 365 e quando clico em F9 as imagens nao aparecem

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, amigo. Desculpe desenterrar o tópico, mas preciso inserir figura numa mala direta que estão na planilha da fonte de dados (tem uma coluna, em que cada registro tem sua própria imagem). Pode me ajudar? não encontrei nada na net nesse sentido.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Poderia fazer um vídeo no You tube, não temos nada do tipo.

    ResponderExcluir
  9. Sabe informar se funciona com links de imagem hospedadas na web? Sem que a imagem esteja no computador? Testei e não funcionou...

    ResponderExcluir