segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Backup de seus arquivos!!!

Já estava para escrever sobre esse assunto faz algum tempo e hoje, depois de assistir a uma apresentação em que o tema foi mencionado, decidi investir um tempo... você faz backup dos seus dados pessoais? Tem copias de suas fotos digitais, de seus filmes, das suas músicas, enfim, dos seus preciosos arquivos...? Discos apresentam problemas. Por mais que a indústria tenha melhorado as taxas de confiabilidade destes dispositivos, um dia eles podem sim apresentar um problema e você pode perder todos seus dados.


Claro, você tem backup. Backup em CDs, em DVDs ou em Discos externos. Discos enormes, de 1 Terabyte ou mais, onde você pode colocar todos seus arquivos. Isso resolve sua vida, não? Ok... e com que frequência você atualiza esse "backup"? O processo de backup não se limita ao primeiro lote. É preciso atualizar o backup periodicamente, da mesma forma que você , eventualmente, modifica seus arquivos.

Se você faz isso periodicamente, seguindo uma metodologia que pode até mesmo ser simples, ótimo. Se segue a metodologia de um dos inúmeros softwares que vem junto com esses discos externos, excelente. O problema é que muitas pessoas não fazem isso. Apostaria que a maioria se enquadra nesta categoria.

Para estas pessoas já existem alternativas bem interessantes e de baixo custo. Uma das mais populares chama-se Mozy (www.mozy.com). Para usuários domésticos eles disponibilizam sem custos um espaço de até 2 GigaBytes. É um bom espaço para armazenar aquivos texto e apresentações, por exemplo, mas não é praticamente nada se você tem um bom número de fotos e filmes digitais que podem ocupar facilmente mais de 100 GBs (no meu caso já são 130). Caso você precise de mais espaço, ainda se classificando como usuário doméstico, pode pagar menos de 5 dólares por mês e ter espaço ilimitado.

O mais interessante é que ela é mais uma representante de toda uma nova linha de soluções baseadas em Web 2.0... seus dados são guardados em um local qualquer que você nem conhece, na Web, na grande "nuvem".

Cuidado, se você não tem backup, busque uma alternativa. E lembre-se sempre "quem tem uma cópia não tem nenhuma".

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

História do Delphi

Mas afinal! O que é Delphi?

Ao contrário do que se fala, o Delphi NÃO é uma linguagem de programação, mas sim uma ferramenta de desenvolvimento da ultima geração do Object Pascal. Na verdade, o Delphi nada mais é do que uma evolução natural do "Borland Turbo Pascal for Windows" que marcou época na sua época.

As origens do DELPHI (Ferramenta)

Em 1990 o sucesso marcante do Turbo Pascal (tanto para Dos como para Windows). que era a ferramenta de desenvolvimento e carro chefe da Borland, começava a dar sinais de que já não estava mais com esta bola toda. As causas? O Turbo Pascal for Windows não era uma ferramenta RAD e sim apenas um IDE de escrita de linguagem limitadíssimo e com alguns recursos extras, que se comparados aos IDE's atuais, seria visto como um mero bloco de notas incrementado, de tão pouco o que ele oferecia ao desenvolvedor. Há, e antes que eu me esqueça, tudo era codificado na mão. não existia VCL e elaboração de Forms era no estilo do Visual C ou do Borland C++ For Windows, através de arquivos .rc. Além do mais, não chegou a existir a versão 32 bits do Turbo pascal for windows. Ele só compilava projetos para o Windows 3.11 ou para MS-Dos.

Além do mais, muitos dos programadores do TP for Windows, preferiam mesmo continuar trabalhando no ambiente Dos para desenvolver aplicativos para Windows (Estranho não?), e pra complicar mais ainda a Micro$oft, do nosso eterno colega Bill, lançava o Visual Basic for Windows (Antes existia o Visual Basic p/Dos) uma verdadeira ferramenta RAD com um IDE super incrementado e que permitia que um desenvolvedor criasse um projeto na metade do tempo previsto, se ele usasse o TP, e no conceito do "Arrastar-e-soltar". Além do mais, o Turbo Pascal era focado mais no segmento Científico/Acadêmico do que comercial ao passo que o VB foi concebido justamente para o segmento comercial. Pra sorte da Borland, o VB era limitado em recursos e interpretado e a maioria dos desenvolvedores tem um grande preconceito de "linguagens interpretadas". Outra deficiência que o VB tinha, e que a Borland explorou para tentar derrubá-lo, era o fato do proprio VB não explorar por completo a API do Windows (Nesta o Bill pagou um mico daqueles. Como pode uma ferramenta Micro$oft não interagir 100% com outra ferramenta Micro$oft???)

Bom, como toda ação provoca uma reação, começou-se nos bastidores da borland, uma revolução/ release/desenvolvimento no Turbo Pascal de forma que ele se transformasse em uma nova ferramenta aos olhos dos leigos, mas que fosse um upgrade aos olhos dos analistas/desenvolvedores. Algo que fosse a "Bala na agulha" e que pudesse afrontar, pau-a-pau, o VB for Windows. Nesta época, o Delphi estava sendo fecundado.

Em 1993, começou o desenvolvimento desta nova ferramenta baseada na linguagem Object Pascal e, portanto, orientada a objetos. A ferramenta, no entando, seguiria ainda algumas trilhas instituídas pelo VB for Windows. Mas havia muita coisa a ser feita já que o Turbo pascal estava anos luz distante de seu concorrente, e, pelo que foi analisado pela equipe de desenvolvimento da Borland, muito pouca coisa dele poderia ser aproveitada em termos de IDE já que a linguagem e o compilador atendiam perfeitamente à nova proposta de upgrade. Além do mais, eles tinham que agir rápido porque se o VB for Windows emplacasse e caisse no gosto dos desenvolvedores, o Turbo Pascal que ainda ia levando, iria pro saco de vez e seu sucessor não iria sequer decolar!

O nome escolhido, Delphi, era, originalmente, o nome do Projeto deste upgrade, e tinha um significado oculto, ligado ao fato de solução estar sendo desenvolvida para integração com servidores Oracle. Quando se quer falar com o "Oráculo" (Oracle em português) para onde se vai? Delphi (referência à localização do famoso oráculo da Grécia Antiga)! o nome oficial previsto deveria ser APPBuilder, mas todos concordavam que este nome não era nada inspirador. A Sorte foi que a Novell lançou, pouco tempo antes, o Visual AppBuilder, o que forçou a Borland repensar o nome da nova ferramenta.

Outra razão pela troca de seu nome, foi devido a fatores mercadológicos pois o nome "Turbo" já não era muito compatível com as modernas regras de marketing usadas pelas empresas atuais e além disto, não queriam que o nome Pascal criasse algum tipo de resistência por parte de gerentes de sistemas corporativos que, na maioria das vezes, são pessoas que não tem conhecimentos técnicos abrangentes sobre projeto e desenvolvimento de sistemas, nem tampouco conhecem as diversas ferramentas existentes e tendem sempre a adotarem ferramentas Micro$oft por achar que são as "melhores" que existem no mercado. Além do mais, o pascal não era uma linguagem comercial e sim uma linguagem de meio acadêmico sendo muito usada por universidades e escolas técnicas, para os alunos aprenderem técnicas e conceitos de lógica de programação. Mas ela era uma linguagem de programação extremamente poderosa, abrangente e quase que ilimitada, o que permitia o programador fazer qualquer tipo de aplicativo comercial ou científico.

Em busca deste novo nome, propôs uma mesclagem do nome da ferramenta anterior: Borland Turbo Pascal AppBuilder que não agradou também, a solução então foi manter o nome do projeto (Situação semelhante à do Kylix) e, em meados de 1995, foi lançado no mercado a nova aposta da Borland para peitar o Visual Basic for Windows e ver no que que daria: DELPHI!

A sorte estava lançada....

Atualmente, na sua versão 7, o Delphi dispõe de recursos para integração com diversos bancos de dados relacionais (Paradox, XBase, ACCESS), DBMS (Oracle, Sybase, Interbase, Informix, SQL Server, MYSQL) de forma ágil e extremamente fácil, recursos para desenvolvimento de aplicativos para internet, suporte a tecnologias CORBA, ActiveX, OLE, XML e agora as mais recentes: SOAP e .NET. Seu raio de ação vai desde um simples aplicativo comercial até científicos ou que façam uso de pesadas rotinas em assembler que podem ser implementadas em seu proprio código fonte. O Produto deu tão certo que lhe valeu uma versão para o ambiente Linux, que ainda que apesar de ainda estar engatinhando, demonstra evolução e aos poucos ganha o seu espaço no mercado.

PS: Não confunda "Turbo Pascal" com "Object Pascal". O Object Pascal é A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO em Pascal ORIENTADA A OBJETOS, ao passo que o turbo Pascal É UMA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO que usa o Object Pascal da mesma forma que o Delphi é. Portanto se lhe perguntarem o que o Turbo Pascal tem haver com o Delphi, você vai dizer que ambos são duas ferramentas de desenvolvimento baseadas no pascal.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Instalar o BDE no Windows 7

Instalar o BDE no Windows 7

Se você ainda usa o BDE, não conseguirá executa-lo no Windows 7 com a instalação padrão, por que o BDE não conseguirá gravar o arquivo C:\PDOXUSRS.NET.
Para fazer isto, faça login como administrador e execute o BDE com direitos administrativos:


Então, configure o NET DIR para outra localização que um usuário comum tenha permissão para alterar arquivos, o local recomendado é “C:\Users\Public\Documents\RAD Studio“, conforme a imagem a seguir:
image

O Executável que vai fazer uso do BDE, deve ser marcado para executar como administrador, para evitar erros.